Ferramentas: Google Search

Existem diversas técnicas quepotencializam nossas buscas no Google e nos permitem encontrar praticamente qualquer dado aberto de potenciais clientes.

Confira abaixo algumas dicas para que você possa aumentar significativamente seus resultados de prospecção e se surpreender com o volume de novos leads gerados por este canal.

Identificar padrões

Todos os dados estruturados ficam armazenados em um banco de dados. E para que possam suportar um volume enorme de dados, é necessário ter uma ficha padronizada de cadastro onde todos os dados seguirão as mesmas regras. Seja campos ou valores, vamos conseguir identificar estas características.

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas

Toda empresa é classifica por suas atividades. Sendo uma principal e as demais secundárias. Estas atividades, são chamadas de CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. A CNAE, é um dado estruturado que podemos utilizá-la nas buscas do Google.

Por exemplo, se pegarmos a CNAE principal do Greenpeace Brasil, que levantamos através do Registro.br e na Receita Federal, teremos:

94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais

A partir desta atividade, vamos conseguir encontrar diversas similares ou até mesmo, mapear todas as atividades relacionadas ao Terceiro Setor e mapear todas as organização em um universo de 400 mil em todo o Brasil.

Nº do CNPJ

O CNPJ, que também possui um padrão de preenchimento. O número xx.xxx.xxx/0001-xx. Esse 0001, determina que é um CNPJ.

Ao utilizarmos com outros termos, nos trará o CNPJ das organizações para buscarmos mais dados na Receita Federal.

Razão Social

A Razão Social pode trazer termos em comum, como: Associação, Fundação, Assistência, Organização e diversos outros termos ligados ao Terceiro Setor.

Estes termos, nos ajudam a classificar melhor os tipos de organizações para ter uma abordagem única ou similar para àquelas que possuem causas em comum.

E-mail

Organizações profissionais utilizam domínios oficiais “.org.br“, ou seja, somente elas podem utilizar este endereço, pois é necessário comprovar que realmente é uma organização da sociedade civil.

Além disso, as demais não tão profissionalizadas, é possível encontrar buscando termos de e-mails populares, como: “gmail.com“, “yahoo.com” ou até mesmo “hotmail.com“.

Padrões de exibição

Como estes dados são estruturados, normalmente para facilitar a leitura dos usuários ao abrir o website que contém as informações da organização, os dados, normalmente, são exibidos de forma estruturada:

Razão Social: Nome da Organização
CNPJ: xx.xxx.xxx/xxxx-xx
Telefone: (xx) xxxx-xxxx
E-mail: xxx@xxx.org.br

Ou seja, os padrões não são os dados da organização, mas sim, nos termos para organizar estes dados, como “Razão  Social“, “CNPJ“, “Telefone” e “E-mail“.

Aplicar padrões

A diversão começa a partir da hora que você combina estas buscas e encontra onde estão as fontes que possuem estes dados estruturados, por exemplo:

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “0001”
🔎 Testar no Google

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “gmail.com”
🔎 Testar no Google

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “org.br”
🔎 Testar no Google

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “CNPJ”
🔎 Testar no Google

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “E-mail”
🔎 Testar no Google

“94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais” “Telefone”
🔎 Testar no Google

Se você testou as buscas acima no Google, deve ter percebido que alguns termos pesquisados trouxeram melhores resultados do que outros. Os piores resultados você não deve descartar, mas sim, refinar utilizando a busca avançada do Google.

Desta forma, você consegue filtrar melhor a sua busca e encontrar websites com dados mais concretos e estruturados de acordo com o que você procura.

Como funciona a busca avançada no Google

A busca avançada é incrível. Pois você pode pesquisar e encontrar potenciais leads utilizando “, +palavra, -palavra, url:site.com.br, *, filetype:pdf, inurl, allinurl, intitle, allintitle e intext.

Quer saber como utilizar as técnicas avançadas de busca?

Leia este artigo produzido pela Resultados Digitais.

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