Abordagens
Nº de pessoas que foram abordadas nas ruas por captadores de recursos através do diálogo direto.
Leads
Nº de cadastros de pessoas que foram capturados seus dados básicos de contato.
Doadores
Nº de pessoas que realizaram uma doação no mês corrente ou doam regularmente para uma organização.
Doação recorrente ou regular
Tipo de doação em que a pessoa doa mensalmente (ou conforme a frequência selecionada no ato de doar) uma quantia em dinheiro para uma organização.
Doação pontual ou única
Tipo de doação em que a pessoa doa um valor específico (uma única vez) para uma organização.
Ciclo de vida do doador ou life time value
Nº de meses em que a pessoa doou para uma organização. Este nº ajuda a determinar se o trabalho de retenção (relacionamento) está bom ou ruim.
Custo mensal
Investimento mensal em marketing e captação de recursos. São considerados todos os investimentos, como: salários, estação de trabalho, investimentos em mídia e produção de materiais de captação de recursos.
Meta mensal de captação de recursos
Meta financeira mensal que a organização precisa atingir na captação de recursos com pessoa física.
Ticket médio de doação
Valor médio da doação de todos os doadores (pequenos, médio e grandes) separados por doadores regulares e pontuais.
Taxa de no-show
Percentual doações que não foram processadas instantaneamente.
Taxa de atrito ou churn
Percentual de doações que foram perdidas devido ao encerramento do ciclo de vida dos doadores.
Taxa de retenção
Percentual de doações que continuaram ativos após o encerramento do ciclo de vida dos doadores.
Pre-debit attrition
Percentual de doadores que nunca fizeram a sua primeira doação.
Custo por abordagem
Investimento mensal de recursos financeiros em marketing e captação de recursos divididos pela quantidade de abordagens. Este indicador ajuda a mensurar se os captadores estão abordando mais ou menos pessoas conforme o investimento mensal em captação de recursos.
Custo por lead
Investimento mensal de recursos financeiros em marketing e captação de recursos divididos pela quantidade de leads. Este indicador ajuda a mensurar se os captadores estão convertendo mais ou menos leads conforme o investimento mensal em captação de recursos.
Custo por doador
Investimento mensal de recursos financeiros em marketing e captação de recursos divididos pela quantidade de doadores. Este indicador ajuda a mensurar se os captadores estão convertendo mais ou menos doadores conforme o investimento mensal em captação de recursos e também cruzar com o ciclo de vida para avaliar se terá lucro ou prejuízo com o o doador.
ROI ou Payback time
Indicador utilizado para avaliar em quantos meses o doador se paga com sua doação regular ou o lucro (em percentual) que cada doador gera para a organização.
Taxa de conversão
Indicador utilizado para avaliar o nº de leads que convertem para doadores.
Ponto de equilíbrio
Indicador utilizado para avaliar em quantos meses o fluxo de caixa do investimento em marketing e captação de recursos passam a ficar positivo.
Sign up por hora
Quantidade de leads que são convertidos por hora na captação F2F.
Pitch card
Material impresso com infográficos e níveis de doação utilizado pelo captador para explicar de forma ilustrada a organização, causa e projeto em que o doador poderá apoiar.
Régua de relacionamento
É uma sequência de mensagens (e-mail ou SMS) que o usuário recebe com o objetivo de informá-lo com mais conhecimento sobre a organização, causa ou projeto afim de convertê-lo como doador após esta sequência de mensagens ou retê-lo por mais tempo como doador.
Causa
É um movimento criado realizar a transformação social através de grupos e organizações a fim de mobilizar pessoas e ações para resolver um problema social.
Apelo
Discurso utilizado para mobilizar pessoas para uma causa.
Propósito
Também conhecido como missão, é o motivo pelos quais as pessoas apoiam uma cousa.
Impacto
É o resultado comparado ao problema que a organização atingiu através de suas ações.
Face to Face
É um método de captação de recursos feita pessoalmente com os possíveis doadores cara a cara (face to face). Essa prática acontece nas ruas, eventos e empresa onde a sua organização pode enviar um grupo de captadores para pedir doações.
CRM
É um sistema que integra, de forma organizada, todas os dados de uma organização que são necessárias para a efetividade da gestão de seus doadores.
RFV – Recência, Frequência e Valor
Recência: tempo que passou desde a última doação realizada. Freqüente: frequência que o doador realiza suas doações. Valor: doação média feito pelo doador. Estes indicadores ajudam a mapear doadores inativos com características de doadores ativos.
