Você costuma usar o LinkedIn? Que tipo de imagem passa por lá, já parou para pensar nisso? Essa rede social é criada especificamente para uso empresarial, o que impacta também as organizações e trabalhadores delas. Sendo assim, o LinkedIn acaba por ser um ótimo local para encontrar leads potenciais, mas essa explicação fica para a parte de prospecção.Aqui vamos mostrar as boas práticas dentro da rede social para que os resultados sejam suscetíveis ao positivo.
Quem é você?
Precisamos começar com o que você aparenta ser numa rede social como essa. Pense no seguinte: o LinkedIn é uma mídia feita para o meio profissional, por isso é interessante que você consiga passar esse visual para quem quer que seja a pessoa que visite o seu perfil. O lead precisa ter a confiança de que você realmente sabe sobre o que está falando para você ajudar ele.
Se nas horas vagas você costuma publicar mensagens políticas, por exemplo, é hora de parar, pelo menos no LinkedIn. Imagine que você é um dono de uma organização que foi abordado por uma pessoa que diz poder ajudar na sua captação de recursos. Primeiramente a sua reação é ter receio, mas se interessar pelo papo da pessoa, portanto vai pesquisar um pouco mais sobre ela.
Imagine que no momento da pesquisa você percebe que aquele mesmo indivíduo que conversou com você sobre captação está apoiando certo partido político que você não gosta e compartilhando mensagens sem nexo algum com o terceiro setor. Iria, no mesmo momento, rejeitar a conversa, correto?
Pois é, o que estamos tentando dizer é que você precisa passar seriedade, publicar coisas sobre o terceiro setor e, principalmente, sobre a Trackmob. Dessa forma, o lead vai acreditar que você realmente trabalha com isso e tem propriedade para falar sobre.
Faço parte de grupos
É interessante que você busque por grupos relacionados à captação e utilize isso para a sua prospecção, porém, o objetivo nessa etapa é demonstrar que você realmente faz parte dessa comunidade. Interaja nesses grupos falando sobre publicações que temos que os ajudam a melhorar as estratégias das organizações. Dessa forma você consegue passar ainda mais autoridade e respeito para os leads.
Para pesquisar grupos basta colocar a sua área de interesse na barra de pesquisa na parte superior da tela:

Aperte enter. Realizada a pesquisa, filtre por grupos:

Clique no grupo que chamar a sua atenção e solicite a participação nele. Pronto! É só aguardar pela sua aprovação no grupo para começar a publicar para a comunidade:

Abordagem
Tenha empatia em tudo o que for fazer e pense como se você estivesse do lado oposto. Como você gostaria de ser abordado por alguém que deseja apresentar e vender um produto? Tenha educação e não pregue conversas invasivas. Adote um comportamento pessoal, mas não íntimo, pois a pessoa não deu autorização para que você converse de tal forma.
Não saia enviando links já no início da conversa. Busque uma forma de iniciar um diálogo com o lead antes de apresentar os produtos à ele, deixando a pessoa a vontade para perguntar as coisas para você e se soltar um pouco melhor. Pergunte se está tudo bem, se apresente e passe confiança para o lead. Ao conquistar, envie links e tente marcar um horário para conversar melhor sobre os produtos.
Para iniciar uma conversa, você precisa se conectar com a pessoa e isso é bom, pois se ela aceitar a conexão aparentemente está um pouco mais aberta a ouvir o que você tem a dizer.
