Pipedrive

O Pipedrive com certeza será a ferramenta que você mais vai utilizar aqui na Trackmob. É um tipo de Trello voltado à vendas, se tornando extremamente simples, fácil e rápido de se organizar com as ligações que você precisa fazer, além de ter um visual bem favorável.

Você consegue anotar informações importantes para cada cliente, a fim de nunca perder o fluxo de conversas com cada um deles e, dessa forma, se preparar sempre antes de uma call, com o propósito de vencer o deal. Por isso, é muito importante que você aprenda o essencial do Pipedrive.

Como usar o Pipedrive?

Para começar, assim como toda ferramenta que utilizamos, você precisa fazer um login. Ao acessar o site, vai se deparar com a seguinte tela:

Aperte em entrar e utilize o seu login para acessar ao Pipedrive. Caso ainda não tenha nenhum, converse com alguém do seu departamento sobre isso que logo criam um para você.

Feito isso, você vai se deparar com uma tela como essa:

Cada um desses campos funciona como um card no Trello, lembra? Ali você vai colocar cada um dos seus prospects, adicionando toda a informação necessária dele e marcando as tarefas necessárias para transformar ele em um cliente, como ligações e e-mails.

Para adicionar um novo prospect, basta apertar em “Add a Deal” e a seguinte ficha aparecerá:

Agora você precisa completar ela com as informações que você tiver sobre o novo Deal, como formas de contato, o valor dele, em que etapa está, se já é qualificado e se faz parte do Inbound ou Outbound.

Ao salvar, você será direcionado para a tela do prospect, onde você pode deixar anotações referentes a ele, como conversas que tiveram ou alguma informação importante:

Você também consegue marcar na agenda alguma tarefa que precisa fazer:

Os seus deals vão aparecer da seguinte forma para você:

Basta clicar num deles para ver os detalhes que você adicionou. Um dos pontos muito importantes é ver a cor da bolinha que fica ao lado do nome do seu Deal. As cores dizem muita coisa. O vermelho significa que você tem uma tarefa atrasada com aquela pessoa, o verde é o que precisa fazer hoje, o cinza é que tem tarefas agendadas para o futuro e a placa de atenção é que você não agendou nada com aquele Deal.

Os quadros já estão dispostos corretamente para que você saiba em que fase está cada prospect. Assim que fechar uma tarefa com ele e sentir que ele já está apto para avançar, basta segurar o card do deal e empurrar para o próximo quadro.

Ao fechar ou perder uma venda, basta levar o card do deal para os botões “lost”, caso perca, ou “won” caso consiga a venda. Ao arrastar para o lixo, você deleta o Deal e tudo o que tinha haver com ele, como anotações e negociações.

Percebe como a ferramenta é simples de usar? Bem intuitiva, você vai aprender bem rápido e quanto mais usar, mas expert será no uso técnico. Agora precisamos falar sobre as boas práticas do Pipedrive.

Boas práticas

É muito importante para manter as boas vendas que você não deixe seu contato com o deal esfriar. Sempre anote tudo o que for conversado nos telefonemas, salve os e-mails nos cards e nunca, nunca mesmo, deixe algum retorno ou qualquer situação sem uma data definida.

Se o deal falar que retorna depois, faça com que ele dê uma data ou pelo menos um “semana que vem”. Anote isso e caso não haja retorno, ligue você mesmo para ele, para que se lembre da negociação e não deixe a comunicação esfriar. Caso contrário, a probabilidade de perder a oportunidade é muito alta.