Você já conhece o Trello? Trata-se de uma ferramenta que nos ajuda a ser mais produtivos e organizados com o nosso trabalho. Grandes empresas pelo mundo utilizam dela para gerir projetos. Com essa ferramenta, você vai conseguir melhorar visualmente os seus afazeres e se organizar de forma efetiva para tocar as tarefas diárias que tem aqui na Trackmob.
Para começar a utilizar essa ferramenta, basta entrar no site e realizar um cadastro totalmente gratuito, rápido e fácil. você pode realizar o seu login através do google, utilizando o e-mail particular aqui da Trackmob.
Logo em seguida, você verá uma página de boas-vindas explicando o funcionamento da ferramenta dentro de um quadro. Mas antes de explicar essa parte, veja o que são cada uma das partes do trello:
Time
Os times são a primeira coisa que você vai ver. É como separar por pastas os projetos que você for fazer, e caso esteja trabalhando com mais de uma empresa ou grupo de pessoas, por exemplo, você pode criar um time, adicionar as pessoas envolvidas nele e começar a criar os quadros dentro dele, pois assim todas as pessoas envolvidas terão acesso a esses projetos que você está criando.
Quadros

O quadro é o projeto especificamente. Você pode criar diversos quadros dentro de um time e nomeá-los com os projetos que está trabalhando. No caso do exemplo acima, o redator que vos fala estava trabalhando nesse projeto que você está lendo no momento “Trackmob Sales Process” e criando as pautas de conteúdo para redes sociais e blog “Trackmob Conteúdo”.
Perceba como fica bem dividido e quando eu preciso tocar um dos projetos em específico, posso entrar no quadro e observar o fluxo criado para ele, pessoas envolvidas e o que ainda está faltando para ele. Dentro dos quadros, você separa as tarefas por listas e cards.
Listas

As listas são as formas com que você separa as tarefas que são necessárias para a realização do projeto. Você pode criar uma para cada etapa do projeto, por exemplo. Veja na imagem como as listas estão organizadas por ação.
Cards

Cards são a representação das tarefas que são necessárias para concluir ou tocar o projeto que você está realizando. Você pode marcar pessoas, escrever descrições, enviar comentários, criar checklists, definir datas para a entrega da tarefa, adicionar documentos, imagens ou outros anexos importantes para a realização das tarefas e definir etiquetas personalizadas, onde você consegue definir prioridades, por exemplo.

O card é o principal de toda a organização que você fizer, pois é por ele que você vai criar as tarefas e observar o andamento delas. É importante manter eles atualizados e na lista correta para que todo o controle seja feito e o uso do Trello faça sentido.
Arquivar

Ao finalizar a tarefa que compõe o projeto, basta apertar em “arquivar” para concluir ela, assim como o quadro criado. Quando você arquiva, demonstra que não há mais nada para fazer naquela tarefa. Você precisa tomar cuidado com esse botão visto que você não consegue recuperar os cards arquivados.
Dá uma olhada nesse vídeo do Viver de Blog explicando certinho como usar o Trello de forma efetiva:
