(Ok) Facebook

Você já pensou em usar o Facebook de maneira profissional? Claro que essa é uma das mídias mais íntimas que usamos, mas isso gera uma ótima oportunidade para encontrar prospects e transformá-los em leads. Você estará falando diretamente com a pessoa em seu canal mais pessoal.

Você já deve ter visto no tópico de prospecção como utilizar o Facebook para encontrar essas pessoas, mas sabe os métodos funcionais para isso? Pois bem, aqui você vai saber como usar as ferramentas oferecidas pela mídia para criar um público engajado e que comece a buscar por você.

Pesquise

Utilize a barra de pesquisa do Facebook para encontrar pessoas e grupos de prospects.

Não tenha medo de procurar nos diversos formatos possíveis para encontrar o que deseja. É importante que você não se atenha apenas aos primeiros resultados de busca, mas filtre exatamente para o que você deseja:

Dessa forma você terá a certeza de que está buscando pelos locais corretos onde se encontra o nosso público. O próximo passo é analisar os grupos.

Analisando grupos

Você precisa se certificar de que o seu trabalho não será em vão. Para isso, observe se o grupo tem uma boa interação. Veja o número de participantes e quantos deles publicam algo relevante:

Se você perceber que a interação entre as pessoas é alta e engajada, basta pedir para participar do grupo e esperar que aceitem:

Estando dentro do grupo, não comece a fazer spam. A ideia é que você seja reconhecido. Por isso, envie materiais relevantes ou fale sobre algo que você saiba nas discussões para que as pessoas comecem a perceber você. Interaja bastante e mantenha uma postura séria e próxima com as pessoas.

Percebendo o potencial de algumas pessoas em se tornarem leads e a interação delas com você, as adicione a sua rede e puxe conversa para apresentar a empresa e as propostas.

Veja esse vídeo que explica de uma forma bem rápida e eficaz como realizar o procedimento em grupos no Facebook. Ah, vale lembrar que a regra de ficar publicando apenas coisas sérias na timeline (dita no LinkedIn), não se aplica ao Facebook, exceto dentro dos grupos. Porém, se você o fizer será muito mais eficaz.