[Arq] Passo a passo Fichas e Guará

Descrição dos serviços

Plataforma de doação 

A Plataforma de doação é o produto da Trackmob destinado à aquisição de doadores na web. Sua principal função é a criação de páginas de doação com formulário onde os doadores podem informar seus dados pessoais e dados de cobrança para realizar sua contribuição. Com isso, os dados são enviados ao Guará CRM, para que o doador passe pelo fluxo automatizado de relacionamento configurado neste sistema. Além da criação de páginas personalizáveis, a Plataforma de Doação também permite a extração de relatórios com informações das ‘Fichas’ (preenchimentos dos formulários) e a visualização das informações de suas campanhas em um Dashboard. 

Para disponibilizar as páginas de doação, a Trackmob fornece um subdomínio customizado à organização, constituído por padrão como nomedaong.colabore.org, podendo ser customizado de acordo com a preferência do cliente. 

1. Gestão de usuários 

Para acessar a Plataforma de Doação e realizar a configuração das páginas, é necessário cadastrar usuários. Para isso, é criada uma uma chave de acesso com login e senha para cada usuário da Organização que acessa a Plataforma para visualizar as informações ou editar as páginas de doação. 

1.1 Configuração da Organização 

Para utilizar a Plataforma de Doação, será criado um ambiente para a Organização. Neste ambiente, serão cadastrados os dados da OSC, além das configurações para funcionamento do sistema. 

1.1.2. Dados básicos 

Os dados básicos da Organização são: 

1. Nome 

2. Nome Fantasia 

3. CNPJ 

4. Telefone 

5. E-mail de contato 

6. URL 

7. Subdomínio 

8. Domínio customizado 

9. Descrição 

10. Aceita Voluntário 

11. Tipos de campanha 

12. ID do app no Facebook 

13. Twitter 

14. Instagram 

15. Favicon 

16. Logo 

O item 8 permite a configuração de um domínio customizado. Trata-se de um domínio personalizado adquirido pela Organização para utilizar como URL das páginas de doação, ao invés do padrão nomedocliente.colabore.org. Para configurar um domínio customizado, é necessário: 

● Possuir um domínio próprio (ong.org.br, por exemplo); 

● Realizar um direcionamento do DNS para a URL da página colabore; ● Inserir o endereço desejado no campo de domínio customizado para utilizá-lo como máscara da página de doação 

2.0 Configurações do CRM 

A OSC poderá optar pela configuração de integração com o Guará CRM ou algum CRM externo que possua integração com a Plataforma, havendo também a possibilidade de exportar os registros do sistema via API. 

2.1. Termos e política 

Como a Plataforma de Doação é utilizada para criar páginas na web, é essencial ter os termos e política da Organização e da Trackmob disponíveis aos usuários que irão acessar as páginas. Na configuração da Organização, há campos para configurar o ‘Conteúdo’ e um ‘Link Externo’ dos Termos de Serviço, Termos de Uso, Método de Pagamento, Política de Privacidade e Política de reembolso e cancelamento

A política de privacidade das páginas de doação da Trackmob está de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde Agosto de 2021. Ao acessar a página de doação, a política de Cookies fica visível em uma barra inferior; o doador receberá comunicações apenas mediante consentimento expresso, e a política de privacidade fica disponível para leitura de qualquer usuário que acessar a página. 

3.0 Criação de páginas de doação 

Para criação de páginas de doação, a Organização pode optar entre dois layouts disponíveis. Abaixo, estão detalhados os componentes de cada um deles, exemplificados com páginas de doação de demonstração da Trackmob. 

3.1 Página de passo único 

Na página de passo único, o formulário e as informações da página são exibidos em uma única tela, e os dados sobre o projeto e/ou detalhes sobre a Organização são exibidos na barra lateral. Neste caso, o doador realiza o preenchimento completo do formulário, finaliza a doação nesta mesma tela e já avança para a página de agradecimento. Exemplo de página de passo único: 

Parte superior com cabeçalho, logo da organização, ícones para redes sociais e espaço para banner 

Parte central com o formulário de doação e barra lateral 

Parte inferior do formulário e rodapé com Logo, conteúdo customizado e Copyright 

Página de agradecimento apresentada após confirmação da doação 

As páginas de layout passo único são comumente utilizadas como página de doação institucional/padrão da Organização, por permitir o detalhamento de informações sobre as atividades e projetos da OSC na barra lateral, além de permitir a adição de um vídeo/imagem no espaço de banner acima do formulário. 

Além disso, as páginas de passo único também podem ser utilizadas para ações de crowdfunding, pois possuem a opção de adicionar um campo de meta. Na barra lateral, é adicionada uma barra de meta para a campanha, permitindo que o doador visualize o valor que a Organização precisa arrecadar e qual a porcentagem atingida. A barra de metas é atualizada de acordo com o registro de doações na página, não pela confirmação de pagamento. 

3.2 Página padrão/múltiplos passos 

Na página padrão ou múltiplos passos, o formulário e as informações da página são divididos em duas ou três etapas de preenchimento. Cada etapa solicita o preenchimento de um tipo de informação do doador. Na primeira etapa, os dados pessoais; na segunda etapa, os dados da doação e pagamento; na terceira etapa (opcional), os dados de endereço do doador. Por fim, quando o doador realiza o preenchimento completo do formulário, sua doação é concluída e ele avança à página de agradecimento. Exemplo de página padrão/múltiplos passos: 

Página inicial com imagem de fundo, título e descrição da página e formulário de dados pessoais e de contato 

Segunda etapa com imagem de fundo, título e descrição da página e formulário de dados de doação e cobrança 

As páginas de layout padrão/múltiplos passos são comumente utilizadas como páginas de checkout, cadastro para voluntariado ou campanhas pontuais da Organização, como eventos ou projetos específicos. A realização em múltiplos passos permite um avanço progressivo na comunicação visual e verbal para convencimento do doador através, por exemplo, do storytelling. Como na imagem acima, o nome do doador (informado na primeira etapa de preenchimento) pode ser inserido como uma variável no restante do formulário, o que aumenta a sensação de proximidade com a organização. 

Página de agradecimento com imagem de fundo, título e descrição da página e ícones para compartilhamento 

3.4. Configuração das páginas de doação 

Para configuração de uma página de doação, há as seguintes abas: 

3.5. Dados básicos da campanha 

Aba em que devem ser inseridos parâmetros básicos para a campanha, de acordo com a descrição da tabela abaixo: 

Campo Descrição
Pessoa Jurídica Selecione se a página de doação é destinada a pessoa jurídica (sim ou não).
Nome Nome da campanha (será visualizada na guia do navegador como título da página)
Código URL URL da campanha (será visualizada na barra de endereço)
Tipo da campanha Tipo da campanha selecionado dentre as opções adicionadas no menu ‘Organização’
Custo CPA Custo por aquisição (doação)
Ativa? “Sim” para ativar a campanha; “não” mantém a URL da página inativa
Cobrança instantânea Habilita cobrança instantânea na campanha (detalhada no tópico 13.3.6 deste documento). Aceitar falhas de cobrança instantânea Indica que doações com falha de cobrança instantânea devem ser exportadas ao Guará GRM

Bloqueio de IP por tentativas excessivas Parâmetro que bloqueia um IP que faça tentativas excessivas de doação na página 

(sim ou não) 

3.6 Códigos Javascript 

Esta aba permite à organização realizar configurações avançadas e personalização da página de acordo com suas preferências. A utilização de códigos javascript é opcional e utilizada principalmente para: 

1. Realizar alterações avançadas de layout, como posicionamento de campos ou espaço das seções da página; 

2. Realizar alterações no comportamento dos campos do formulário, como editar a opção pré-selecionada de campos de seleção; 

3. Adicionar tags de sistemas externos para incorporar à página um código de rastreamento, como, por exemplo, o Google Tag Manager. Isso permite uma análise aprofundada do desempenho e do tráfego da página no sistema do Google Analytics 

4. Adicionar códigos de sistemas externos para exportar as informações dos leads, como, por exemplo, o RD Station. Isso permite enviar os leads da página de doação automaticamente para o sistema e inseri-lo em fluxos de e-mail e/ou automação de marketing. 

3.7 Configuração de exportação ao CRM (integração nativa com o Guará CRM) 

Esta aba é destinada à configuração de exportação das Fichas ao Guará CRM. Aqui, é possível personalizar códigos UTM, que funcionam como etiquetas no link da página para rastrear acessos. Desta forma, é possível criar um link diferente para cada meio de divulgação (por exemplo: um link para post no facebook, outro link para inserir no site de uma empresa parceira) e, então, direcionar o doador para campanhas diferentes no CRM de acordo com a origem de seu acesso. A tabela abaixo ilustra os campos para configuração: 

Campo Descrição
Código utm_campaign Código UTM (“etiqueta” adicionada ao link para rastrear a origem dos doadores).
Campanha no CRM – Doador Seleciona para qual campanha no Guará CRM os doadores da página serão exportados.
Campanha no CRM – Lead Seleciona para qual campanha no Guará CRM os leads da página serão exportados (cadastros incompletos que não finalizaram a doação)

UTM Padrão Checkbox para utilizar esta UTM como padrão (caso um doador acesse a página 

sem nenhuma UTM, será contabilizado 

nesta marcada como padrão) 

3.8 Valores de doação pré-definidos (dollar handle) 

Na configuração de uma página de doação, pode-se informar valores de doação pré-definidos. Para cada frequência de doação, podem ser cadastrados diferentes valores, como exemplificado nas imagens abaixo: 

3.8.1 Configuração de meios de pagamento 

Pode-se disponibilizar para a realização de doações os seguintes meios de pagamento: 

1. Boleto Bancário (PSP Trackmob); 

2. Cartão de crédito (PSP Trackmob); 

3. Débito em conta (mediante contratação da Organização com os bancos). 

Na configuração do meio de pagamento cartão de crédito, é possível optar por solicitar ou não o CVV, bem como tornar essa informação obrigatória ou não. Para saber como essa configuração é realizada, confira o tópico 13.4 deste documento. 

Para saber mais sobre o processamento de pagamentos da Trackmob, confira o tópico 7.1.1 deste documento sobre o PSP Trackmob. 

3.8.2 Configuração das opções de doação 

Na Plataforma de Doação, é possível personalizar as opções de doação de acordo com frequência, meio de pagamento e pagamento instantâneo. 

1. Frequência de pagamento: cada opção de doação é definida por uma frequência (única, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual). Para cada uma dessas frequências, pode-se configurar Dias de doação, para que o doador informe qual dia do mês ele deseja que sua doação seja processada. 

2. Meio de pagamento: opções detalhadas no tópico anterior, 13.3.5; 3. Pagamento instantâneo: o pagamento instantâneo pode ser habilitado em uma página de doação para que o primeiro pagamento do doador seja processado 

instantaneamente, no momento em que ele finalizar o preenchimento do formulário. Para cartão de crédito, a cobrança ocorre no mesmo momento, e para boletos, é gerado automaticamente um boleto com vencimento para 7 dias após a data de criação da doação, sendo disponibilizado ao doador em forma de pop-up ou ao clicar em um link na página de agradecimento. Além disso, este boleto também é enviado ao Guará CRM e pode ser disparado pela régua de Instant payment de boletos, detalhada no tópico 3.2.1 deste documento. 

4.0 Configuração de compartilhamento 

Na última aba da edição de uma campanha, são configurados os dados de compartilhamento. Essa configuração tem o objetivo de facilitar e otimizar o processo de compartilhamento da página de doação em redes sociais ou na internet como um todo. 

4.1 Meta Tags 

As Meta Tags são etiquetas que aparecem no momento de visualização do link da página, e serão geradas automaticamente se não forem incluídas manualmente. Elas são compostas de um Título, uma URL, uma Descrição e uma Imagem. Ao personalizar as Meta Tags, o link da página será personalizado quando for incluído em uma mensagem no Whatsapp, ou um post em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Um exemplo de um link com Meta Tag personalizada consta na imagem abaixo: 

4.2. Opções de compartilhamento 

Em seguida, é possível selecionar quais redes sociais serão opções de compartilhamento. Na página de passo único, os links para compartilhamento ficam em ícones no cabeçalho. Já em páginas padrão, os ícones são apresentados na página de sucesso, ao final da doação. 

Para cada rede social, é possível definir uma mensagem específica que será incluída na mensagem ou post que será criado. A plataforma de doação conta com as seguintes opções de compartilhamento: 

1. Facebook 

2. Twitter 

3. Google Plus 

4. Whatsapp 

5. Youtube 

6. Instagram 

4.3. Configuração de formulário 

Por fim, o formulário das páginas de doação pode ser configurado de acordo com a preferência da Organização. Os campos podem ser alterados em: 

1. Posicionamento: define a ordem que os campos aparecerão no formulário; 2. Habilitação: define se o campo será solicitado no formulário ou não; 3. Obrigatoriedade: define se o campo será obrigatório para conclusão do preenchimento ou não. 

4.4. Campos padrão de formulário 

A lista de campos pré-definidos para os formulários da Plataforma de doação é a seguinte: 

1. Dados pessoais: 

a. Nome 

b. Sexo 

c. Data de nascimento 

d. Número de telefone 

e. E-mail 

f. Desejo ser voluntário 

2. Dados da doação: 

a. CPF (obrigatório para boletos) 

b. Formato de doação 

c. Bandeira do cartão (obrigatório para cartão de crédito) 

d. Número do cartão (obrigatório para cartão de crédito) 

e. Validade do cartão (obrigatório para cartão de crédito) 

f. CVV (opcional para cartão de crédito) 

g. Banco (apenas para débito em conta) 

h. Agência (apenas para débito em conta) 

i. Número da Conta (apenas para débito em conta) 

j. Operação (apenas para débito em conta) 

k. Dia da doação 

3. Dados de endereço: 

a. CEP 

b. Rua 

c. Número 

d. Complemento 

e. Bairro 

f. Cidade 

g. Estado 

4.5. Campos customizados de formulário 

A plataforma de doação também permite a criação de campos customizados para adição aos formulários das páginas. Essa funcionalidade permite à organização obter as informações que julgar necessárias dos seus doadores, e pode ser utilizada para personalizar a experiência do doador com base na resposta dada nos campos. 

No menu Campos Custom, pode-se criar campos dos seguintes formatos: 1. “text_field” – Campo de texto com preenchimento livre; 

2. “select_field” – Campo de seleção. Informa-se as opções para que o doador opte por uma delas; 

3. “checkbox” – Campo de seleção (sim ou não); 

4. “source_channel” – Campo para adicionar canais de origem, com título e código. O doador deverá selecionar como conheceu a organização; 

5. “custom_campaign_select” – O mesmo que o “select_field”, porém permite exportar ao doador para diferentes campanhas no Guará CRM de acordo com o item selecionado no campo. Isso permite uma personalização do fluxo com base na resposta do doador. 

5. Menu de Fichas 

Todo preenchimento em uma página de doação se torna um registro no sistema chamado “Ficha”. A Ficha registra todas as respostas dadas pelo doador/lead no formulário que preencheu. 

No menu superior “Fichas”, pode-se acessar a lista completa de Fichas da Organização. Nesta página, é possível acessar alguma ficha em específico, caso haja necessidade de conferir ou editar algum dado do doador, além de poder filtrar fichas de acordo com a sua campanha, data de criação e nome do doador/lead. As fichas também são classificadas de acordo com seu status de exportação, que identifica se o procedimento de exportação dos dados ao Guará CRM foi completo com sucesso ou não. 

6. Dashboard 

Por fim, a Plataforma de Doação conta com um Dashboard de aquisição. Esse Dashboard permite acompanhar em tempo real os Leads, Doadores e Doações que estão sendo criados nas páginas de doação da Organização. Nele, é possível realizar filtro por período de tempo para analisar rapidamente o desempenho de alguma campanha, além de identificar de forma ágil o status de exportação ao Guará CRM. Desta forma, pode-se ter rapidamente uma impressão sobre o sistema como um todo, permitindo identificar ações necessárias nas páginas de doação. 


link:
https://docs.google.com/document/d/1yrWGHpNlkhkqCufrM_cVSgeRU_fKd_mMcAOWRRlg7YE/edit