Perguntas Frequentes da Equipe

PERGUNTAS FREQUENTES DA EQUIPE (LDR, SDR, Closer, Head)

EQUIPE SALES TRACKMOB

2021

Em contato com os Deals >

  1. O que fazer quando o deal pede desconto na proposta?

Clientes, ainda mais ONGs, sempre irão ‘chorar’ pedindo ajuda. O interessante é entender os pontos desconfortáveis na proposta e tentar negociar.

O que não pode é não ter entendido o valor agregado e por isso achar que a precificação é o empecilho.

Mostre-se aberto, mas com limites. Tente não mexer no MRR (mensalidade). Caso seja ICP e valha o desconto, procure dar no Setup por ex, um valor mais atraente ou em outra variável – Ex. quantidade de e-mails free. Se ainda assim não satisfizer o deal, busque um desconto na mensalidade por um período curto (ex. 3 primeiros meses) associando esse desconto à um contrato mínimo de fidelidade conosco (12 ou 24 meses). O mais importante é deixar o cliente dizer o que está “incomodando” e tentarmos trabalhar nisso.

Último caso, busque o OK do CEO (especialmente clientes grandes com área de captação bem estruturada)

  1. O que fazer quando o deal não responde meus contatos?

Como foi a cadência das suas tentativas? Passaram por diferentes canais/horários/pessoas? Sabemos que os deals estão mais propensos a responder email por ex inicio da semana e nos horários que não envolvem fim do dia. Tentou mudança na forma de comunicação?

Se revisitar tudo isso e ainda assim não tiver retorno, talvez seja a hora de dar Lost, e antes colocar uma atividade para fazer novo contato em 3 meses.

Lembre-se: pode não ser o momento da ong, mas se você foi cortês e agradável, certamente num futuro próximo, eles nos darão atenção.

  1. O que fazer quando o deal está parado numa fase do Pipe há mais de 2 semanas?

Houve nutrição desse lead? Você tentou contatos e ainda assim nada aconteceu em 14 dias? Se sim, por favor, tente uma mensagem “derradeira” (veja em templates SDR), não tendo retorno, dê lost seguindo a dica da questão 2.

Para mais detalhes sobre deadlines no Pipe veja o doc: https://miro.com/app/board/o9J_lAwWw20=/

  1. O que fazer quando algum cliente existente entrar em contato com a equipe Sales?

Antes de sair passando para CS, é importante entender o porquê – normalmente vem por três motivos: 1. queda nas plataformas; 2. questão financeira (faturas, etc) 3. pedido para aumento de plano/compra de produto.

Sendo assim, entenda, pergunte, e faça a condução necessária. Lembrando que atuamos com Expansão de Clientes existentes (head ou closer).

Na dúvida se é cliente ou não? Olhe no Julius.

Em casos de fatura/financeiro, encaminhe para: raissa.castro@trackmob.com.br

Em casos de chamados/tickets/apoio suporte, encaminhe para: help@trackmob.com.br

  1. O que fazer quando receber um e-mail no Comercial de alguém dizendo que não autorizou boletos em DDA da Trackmob?

Temos uma tratativa específica e padrão para esses casos. Você deve fazer contato com equipe de CS e pedir para eles consultarem o cadastro (normalmente só com o email da pessoa eles já conseguem rastrear).

Com a resposta de em que ong esta pessoa está cadastrada, passamos a resposta padrão abaixo:

Olá, #nome#.

Aqui é #staff# da Trackmob. Tudo bem?

Somos uma empresa que auxilia ONGs a atingir seus propósitos, fornecendo soluções que sistematizam os processos de recebimento de doações.

Para viabilizar a operação de recebimento das doações, as organizações sem fins lucrativos recorrem a parceiros. Através dos serviços da Trackmob e Pagar.me, geramos os boletos e o parceiro faz essa distribuição. 

Verifiquei e a organização que fez o pedido de contribuição foi a  #ong# . Em algum momento você já deve ter contribuído para esta organização ou, até mesmo se cadastrado em alguma ação.

O pagamento de todo boleto enviado pela organização é totalmente facultativo e, caso deseje doar, o valor sugerido pode ser substituído por qualquer outro, conforme a sua preferência. 

Você pode solicitar o cancelamento juntoa #ong# a qualquer momento.

Atenciosamente, 

*Fique atento – caso com LGPD essa tratativa mude, adeque-se e atualize este documento.

  1. O que fazer quando eu não souber a resposta de uma pergunta técnica do produto?

Antes de buscar a resposta com a equipe de Produto (Product Owner, normalmente), busque neste doc: https://docs.google.com/document/d/13dj5UlXVU0hgXcR3z8GG65TuxUbebz_ZdFy02aqb_CI/edit

Caso não encontre o que busca nesse doc, ok, pelo Slack no canal #dep_cc faça a pergunta e acopamanhe na tread as respostas.

Por favor, atualize o nosso FAQ acrescentando a pergunta feita e a resposta recebida.

  1. O que fazer quando ao fazer a Demo o sistema falhar/travar?

Antes de começar a call, certifique-se que deixou as URLs (Guará, fichas e portal) já ‘prontas’. Caso saiba que naquele dia o sistema está instável, tente remarcar a call.

No guará, tente usar sem o www (apenas guaracrm.com.br) – se ainda assim não funcionar, peça desculpas, siga a demo para os produtos que conseguir, tire dúvidas e reagende. É muito incomum, mas, caso aconteça, importante dizer que nossos sistemas ficam no ar 98% do tempo normalmente.

  1. Se faltar assinatura nos contratos / propostas, como devo proceder?

Raissa, do Financeiro, sempre vai te orientar. Busque todos os documentos com a organização e peça para ficarem atentos com os emails que chagarão via ClickSign (muitas vezes num só email terão 4 documentos para assinar no ambiente).

  1. Às vezes os deals possuem dores que a Track não está solucionando, o que devo fazer?

Ao fazer as calls, seja de quali ou de pré-quali, muitas vezes ouvimos que os deals têm dores que os nossos produtos não vão solucionar e tudo bem. Para que o time de Produto saiba o que o mercado está ‘pedindo’ e possa evoluir nossas soluções, devemos registrar sobre isso neste doc: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1P38FtUTV_9nx7SPk7ImkTxNGVeXlmywletyzu5V6sj8/edit#gid=693976098

Em contato com Equipe interna Trackmob >

  1. O que fazer quando alguém interno na Track não me responde?

Por conta da correria, muitas vezes você pode mandar mensagem (priorize o Slack) e alguém da equipe demorar de responder. Caso já tenha feito mais de uma tentativa e não tenha tido retorno, certifique-se de que a pessoa está trabalhando realmente e, ainda assim estando sem resposta, busque o gestor dessa posição em busca do que precisa.

  1. Quais os canais oficiais de comunicação da empresa?

A Track possui alguns canais de comunicação. Você certamente já faz parte do Slack – ele é a melhor ferramenta aqui na Track para lidar com o time técnico e para comunicações coletivas.

  1. Para quem devo contactar sobre Comissão no mês a mês?

Raíssa é a pessoa responsável por fazer essa conta e controlar as comissões.

  1. Para quem devo repassar as informações dos novos deals?

Depois de já ter enviado para a Raissa as documentações da ONG e ela dando o OK, você colocará no Julius a proposta, e, com as assinaturas, OK, você deverá abrir um ticket (help@trackmob.com.br + relacionamento@trackmob.com.br) para que o Roney (responsável pelo onboarding de novos clientes) possa ser avisado e dá continuidade com o cliente (agendamento treinamento). Especialmente se esse cliente recém chegado é ‘difícil’ em algum aspecto, procure se aproximar do Roney e deixar o canal oficializado e aberto.

Na dúvida, fale com Raissa e com Roney no Slack, principalmente até ganhar segurança do fluxo.

  1. Caso eu tenha dúvidas sobre as ferramentas (Meet, Pipedrive, Feedz, Julius, Slack, Freshdesk, Trello, etc) a quem devo acionar?

Busque pela Bárbara, ela te apoiará e te direcionará para resolver.

  1. Por quê tudo que a Track faz é no Drive (sheets, doc, pptx)?

A Track não usa um ambiente tipo Intranet, portanto, acostume-se a tudo colocar em Doc, Sheets, PPTx. Lembre-se de dar compartilhamento aberto à Track.

  1. Preciso ficar colocando no Slack que cheguei, break, saída?

Alinhe com seu gestor, mas é importante para o fluxo coletivo na Track no canal #general essa adaptação. 

Dentro da própria área >

  1. Onde vejo os documentos da área?

Temos uma pastinha com as documentações importantes de Sales; lembre-se de o que for montando, importante ao seu cargo ou à área ir contribuindo neste mesmo local.

https://drive.google.com/drive/folders/1ccofA4XDmidG2d2Fy4sNSzwNUXEzUbwQ
  1. Por que não posso ficar salvando docs na minha área de trabalho?

Área de trabalho apenas você tem acesso – no momento que você sai da cia, tudo se esvai, sendo assim, evite guardar docs neste ambiente. Caso precise, salve logo depois no Drive.

  1. Por que preciso ficar gravando as calls que participo?

Só conseguiremos melhorar o seu trabalho caso façamos o acompanhamento do mesmo. Especialmente em trabalho remoto, a gravação das calls ajuda os gestores a entender como o seu pitch, postura, respostas às objeções, etc., podem ser melhorados em prol da sua alta performance e de melhores resultados para a cia.

  1. Por que temos uma lista de possíveis Deals já pronta e não vamos atrás de novas possibilidades?

Em março 2021, o Jonas, nosso CEO, rodou um tipo de robô (automatização) dentro do Instagram (https://observatorio3setor.org.br/noticias/estudo-avalia-presenca-digital-de-ongs-brasileiras/) o que nos permitiu ajudar a definir nosso ICP (Ideal Customer Profile). Sendo assim, desse levantamento já saíram cerca de 800 possibilidades nesta lista: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1bjkn2atLq3gzcXT4q3HYMx2Lx7lvguUf/edit#gid=1602106264

Logo, até ‘acabar’ esta lista (e termos novas ilhas a conquistar – ongs com menos de 10K seguidores) devemos segui-la. Vale lembrar que o robô trouxe muitos Conselhos de Classe, partidos e polícias, sendo assim, deve também ter deixado de trazer algumas ongs.

  1. Já tentaram algum programa de indicação com os clientes existentes?

Sim! Em junho 2021 enviamos aos clientes ativos um email sobre este programa, o Track Indica. Veja: https://docs.google.com/document/d/1nYwA616T6KdW1-5q6ZFU6JK7n2RjKeZlMmXSTUSRzms/edit

Como resultado (direto ou não) passamos a receber mais deals no Inbound que traziam no discurso que haviam conversado com clientes nossos.

  1. Por que nossas redes sociais não falam mais do Comercial da Track?

Começamos a fazer mais publicações nesse sentido a partir de Maio 2021, mas ainda estamos no caminho. A área de Marketing da Trak estava adormecida há mais de 1 ano, com a Lais dando apoio entre Novembro 2020 e Maio 2021, mesmo sem ser especialista na área. A ideia é que materiais e discurso da Track melhorem para que as redes sociais possam espelhar isso, apoiando nosso Inbound e nossa voz no setor.

  1. Por que nosso site está desatualizado?

A área de Marketing da Trak estava adormecida há mais de 1 ano, com a Lais dando apoio entre Novembro 2020 e Maio 2021 apenas nas redes sociais, mesmo sem ser especialista na área.

Com a reestruturação, esperamos mudanças em breve (Agosto 2021) no site, inclusive para apoiar a área Comercial.

  1. Eu posso conduzir a call como eu quiser?

A Track dá a liberdade para o staff ser ele mesmo e poder ter espontaneidade “ser de verdade” em todos os contatos com os nossos deals e clientes. Porém, é importante conduzir a call de forma profissional, leve e o principal: inspirar confiança e que você tenha os conhecimentos para ajudá-los a sanar suas dores.

  1. Nossa proposta precisa seguir o modelo existente?

Sim, até termos um outro modelo (de preferência escalável) precisamos uniformizar esse documento. Ele ficará guardado como doc oficial da Track para fins jurídicos e legais.

Nenhuma mudança em docs assim da cia podem ser feitos sem a ciência da área jurídica. 

  1. Por que fazemos SPIN na call pré-quali?

Entendemos que SPIN é uma ótima técnica de vendas para sondagem. Com a técnica, ouvimos, montamos nosso “terreno” e só depois aprofundamos em apresentar nossas soluções.

É uma técnica amplamente utilizada no mundo de vendas e serve ao vendedor para entender que cada deal é um, dar o espaço para o deal sentir que está sendo ouvido e já atendido, estreitando os laços de confiança.

Assim como para não qualificar e indicar outros caminhos ao deal.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1JpmMwzh3s2p_w71ZaVA2-kGu-Kki09YSTP-Gdt1wv0A/edit#gid=0
  1. Por quê tem tantos campos para preencher no Pipe e a maioria está sempre não preenchida?

A configuração do Pipe da Track foi feita em 2018. De lá para cá outros campos foram colocados e não foi feita uma revisão de alguns, que, de repente, já não nos servem mais.

Na dúvida, preencha tudo que conseguir. Revise de tempos em tempos com o Head a real necessidade dos campos, mas não faça do preenchimento uma opção, é uma etapa do seu trabalho.

  1. Qual deve ser minha conduta em contato com deals que não são nosso ICP*?

O maior cuidado que devemos ter é não desprezar as organizações. Caso entenda que a organização ainda está num estágio muito inicial para que a Track entre e agregue valor, você pode falar isso, explicar que a precificação no médio prazo pode ser um problema e que a maior parte dos nossos clientes ganham com a Track quando estão com a captação PF mais avançada. Tenha bastante cuidado nessa tratativa, ofereça conteúdos para eles melhorarem e coloque a Track à disposição, como uma questão de tempo eles entrarem conosco.

*ICP = desde abril 2021, a Track considera ICP (ideal customer profile) organizações a partir de 10K seguidores no Instagram – entendendo que são elas as menos propensas a churn, as mais digitalizadas e as que na nossa base, mais arrecadam.

  1. Como faço para saber mais sobre o terceiro setor e captação?

Temos um arquivo chamado “Acervo Trackmob” onde você terá acesso a tudo que já publicamos nesse sentido inclusive com tags por assunto. https://docs.google.com/document/d/1t_xeumQlFjqRd8jpzyZn6GukKENOfZ1DYq4eSQ-eSF0/edit

Fora isso, busque ativamente conteúdos no Observatório 3º setor, Escola Aberta do 3º Setor, Rede Filantropia, ABCR.

Com as lideranças Trackmob >

  1. Onde vejo o organograma para entender cada área/head etc?

No Feedz: https://app.feedz.com.br/organograma

  1. Caso eu tenha algum desconforto com pares e líderes, o que devo fazer, a quem procurar?

A Bárbara, ela terá a sensibilidade para te escutar e apoiar uma condução adequada ao caso. Só não fique sozinho – procure o apoio adequado (que muitas vezes não será seu colega de área, que muitas vezes não saberá como te ajudar e ficará preocupado com isso).

  1. Tenho ideias sobre Marketing e gostaria de compartilhar, como proceder?

Anote, registre, traga referências do mercado (especialmente se for da área de Saas) e peça reunião com seu Head ou com a área de Marketing.

  1. Tenho ideias sobre Produto e gostaria de compartilhar, como proceder?

Anote, registre, traga referências do mercado (especialmente se for da área de Saas) e peça reunião com seu Head ou com a área de Produto.

  1. Tenho ideias sobre o Modelo de Negócio em Sales e gostaria de compartilhar, como proceder?

Anote, registre, traga referências do mercado (especialmente se for da área de Saas) e peça reunião com seu Head ou com nosso CEO.

SEMPRE QUE HOUVER MAIS PERGUNTAS QUE NÃO ENCONTROU NESTE DOC, colabore com a área e dê continuidade aqui.

Este é um doc vivo! 🙂


link:
https://docs.google.com/document/d/1Ft8HXOWeZ-5UE9qa7u5uEGtr-xDbrOonapd8euH7UH4/edit