No Brasil e no mundo

Você sabe o que é o terceiro setor? Muita gente fala sobre isso, mas é difícil ver alguém explicando realmente qual o conceito por trás desse termo. Antes, vou explicar um pouco de onde veio o terceiro setor aqui em nosso país, para você ficar um pouco mais por dentro.

Como você deve saber, o terceiro setor engloba todas as organizações sem fins lucrativos, comumente chamadas por ONGs ou OSCs (são termos que você vai ouvir bastante dentro da Trackmob). Essas instituições basicamente trabalham duro para defender causas sociais e buscar um mundo melhor de acordo com suas ideologias e crenças.

Não há registros que comprovem a criação da primeira organização no mundo, porém, a primeira instituição datada no Brasil até o momento, que possivelmente iniciou esse setor no país, é a Santa Casa de Misericórdia dos Santos, aberta em 1543. Se não foi a primeira ONG brasileira, pode ser considerada como uma das pioneiras.

Um pensamento é que a ideia de adotar causas sociais e se preocupar com o bem-estar da sociedade já é algo que esteve presente desde a idade média com as revoluções criadas pelos pintores e escultores a fim de letrar e levar conhecimento aos camponeses. Esses atos sociais conhecidos por grandes mudanças em nossa história podem ser considerados como movimentos empáticos que provavelmente inspiraram a criação de algumas ONGs.

A criação de um setor voltado à sociedade

Uma estudiosa denominada Débora Nacif defende que existiram quatro pontos cruciais para a consolidação do terceiro setor no nosso país. Se você estiver com pensamentos do tipo “ahh, odeio aula de história”, calma, juro que vou tentar ser breve e sintético.

O primeiro ponto aconteceu entre a época da colonização e metade do século XX. Nesse período tiveram algumas ações que ficaram conhecidas como “associações voluntárias” que eram basicamente realizadas pela igreja católica. Basicamente, as pessoas preocupadas se reuniam para prestar assistência médica, educacional e social em locais como asilos, casas santas e colégios. Isso incentivava a filantropia e conhecimento.

Já na era Vargas (período pelo qual ficou conhecido o governo de Getúlio Vargas), o país passou a ter algumas políticas públicas implementadas que só foram possíveis graças ao apoio de algumas organizações sem fins lucrativos. Em 1935, uma lei que confere direitos sociais à essas entidades é promulgado, seguida da criação do Conselho Nacional do Serviço Social (CNSS), que possibilita o subsídio governamental para as organizações. Daí para frente, muitos trabalhos realizados pela igreja foram financiados pelo governo.

O terceiro ponto está ligado à ditadura militar, onde diversas pessoas se uniram para lutar contra os problemas sociais da época e exigir uma mudança no formato de governo. Muita situação complexa foi descoberta nesse período e uniu uma grande população por essa causa. Acredita-se que esse foi o estopim para a criação das ONGs de cunho de mobilização social e exigência política.

A redemocratização do país em 1980 diminuiu drasticamente a intervenção do estado em questões sociais, o que tornou, como foco das organizações da época, a cidadania e os direitos fundamentais.

Veja esse vídeo bem legal sobre a história do terceiro setor no Brasil. Juro que vai ficar muito melhor explicado do que eu falei aqui:

O que é o terceiro setor?

“Para de me enrolar, diz logo o que é o terceiro setor!” Tá bom, calma! O terceiro setor é, como o próprio nome diz, o terceiro de três modelos de economia do nosso país. O primeiro deles diz respeito ao governo em si e o trabalho realizado referente à função administrativa dos bens e princípios públicos.

O segundo setor é o privado, representadas por empresas autônomas que movimentam a economia do país. Aqui entram as pequenas, médias e grandes empresas de venda e compra de produtos variados. Sua marca preferida é do segundo setor.

Chegamos enfim ao terceiro setor, representado por instituições sem fins lucrativos que recebem auxílio do governo para defender causas de interesse social. A definição literal, acatada pelos orgãos públicos é a seguinte: um conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam à produção de bens e serviços públicos, em prol do atendimento dos direitos básicos da cidadania.

A grande diferença que podemos observar aqui é que o terceiro setor trabalha com empatia e sede de transformação. É formado por pessoas sérias que buscam um mundo melhor, mais igualitário, defendendo os direitos civis e naturais.

Tá com dúvida ainda sobre o que são os setores? Tá bom, vou dar uma mãozinha a mais pra você. Veja esse vídeo aí embaixo, é rapidinho, 3 minutos: